08/11/2023 às 16h38min - Atualizada em 09/11/2023 às 00h00min

IA: Microsoft vai ajudar políticos a se protegerem contra deepfakes

Com as eleições presidenciais dos EUA e de outros países chegando em 2024, o poder de manipulação das deepfakes de IA preocupa.

Olhar Digital
https://olhardigital.com.br/2023/11/08/pro/ia-microsoft-vai-ajudar-politicos-a-se-protegerem-contra-deepfakes/


A Microsoft entrou na luta contra a desinformação promovida pela IA. Na terça-feira (07), a big tech anunciou que vai oferecer serviços para a proteção de candidatos e campanhas eleitorais contra deepfakes antes das eleições de 2024 nos Estados Unidos. Um dos recursos será uma marca d’água permanente, que inclui informações da data, procedência e autoria de uma imagem, para que ela não possa ser manipulada.

O anúncio foi feito através de uma postagem de blog, de coautoria de Brad Smith, presidente da Microsoft, e Teresa Hutson, vice-presidente corporativa de Tecnologia para Direitos Fundamentais.

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Contexto

O anúncio da Microsoft vem em meio a uma crescente preocupação com o potencial da IA para manipular imagens, vídeos e outros tipos de conteúdo, possivelmente afetando as eleições do ano que vem.

A tecnologia, inclusive, já protagonizou alguns casos desse tipo, como quando uma imagem manipulada mostrou o então presidente Donald Trump abraçando Anthony Fauci, conselheiro médico dos Estados Unidos durante a pandemia da Covid-19. Outro caso foi quando o Partido Republicano dos EUA veiculou um vídeo mostrando o país em um cenário apocalíptico caso Joe Biden vencesse a disputa presidencial pela reeleição.

Print de vídeo contra reeleição de Joe Biden nos EUA

Print de vídeo contra reeleição de Joe Biden nos EUA

Vídeo com “Biden IA” levantou questões preocupantes sobre deepfakes em campanhas políticas (Imagem: Reprodução/YouTube)

Microsoft contra deepfakes de IA

  • No post de blog, os executivos da Microsoft declararam que a empresa vai oferecer serviços para proteger a integridade eleitoral com o objetivo de ajudar os candidatos a se protegerem da desinformação e manipulação.
  • Um dos recursos será uma marca d’água desenvolvida pela Coalition for Content Provenance Authenticity’s (C2PA), que permite anexar informações relacionadas à origem da imagem para que ela não seja tirada de contexto.
  • Quem desenvolverá a ferramenta para a Microsoft será a equipe Azure.
  • De acordo com o site The Verge, o recurso será lançado na primavera dos Estados Unidos no ano que vem, que vai de março a maio, e disponibilizado inicialmente apenas para campanhas políticas.
  • Ainda, a empresa formou uma equipe que apoia essas campanhas políticas para fortalecer a proteção cibernética em relação à IA.

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