19/02/2024 às 17h26min - Atualizada em 20/02/2024 às 09h57min

Empresas fazem acordo para combater uso indevido da IA em eleições globais de 2024

O acordo visa preservar a integridade dos processos eleitorais em mais de 40 países, incluindo o Brasil, abrangendo um eleitorado superior a quatro bilhões de pessoas.

Núcleo
https://nucleo.jor.br/curtas/2024-02-19-acordo-techs-inteligencia-artificial-eleicoes/


Empresas fazem acordo para combater uso indevido da IA em eleições globais de 2024

Empresas fazem acordo para combater uso indevido da IA em eleições globais de 2024

Empresas líderes em tecnologia firmaram acordo para a combater o uso malicioso de inteligência artificial nas eleições globais de 2024. O acordo visa preservar a integridade dos processos eleitorais em mais de 40 países, incluindo o Brasil, abrangendo um eleitorado superior a quatro bilhões de pessoas.

ASSINARAM. Ao todo, 19 empresas assumiram o termo de compromisso:

  • Das mais conhecidas: Adobe, Amazon, Anthropic, Google, IBM, LinkedIn, McAfee, Microsoft, Meta, OpenAI, Snapchat, TikTok e o X (antigo Twitter).
  • Das menos conhecidas: Arm (empresa de chips), Truepic (empresa que trabalha com autenticidade de conteúdo digital) e startups de IA, como Stability AI, ElevenLabs, Nota e Inflection AI.

O ACORDO. As empresas signatárias concordaram com sete compromissos, como a criação de ferramentas de código aberto para monitorar e reduzir os riscos associados ao conteúdo desinformativo gerado pela tecnologia e a atualização dos modelos de linguagem para identificar potenciais riscos.

MAS… Muitos dos princípios do acordo são genéricos, como “apoiar esforços para promover a conscientização pública, a literacia midiática e a resiliência de toda a sociedade”.

ALÉM DISSO. Pelo que foi declarado no primeiro comunicado à imprensa, não está claro como as empresas exatamente pretendem realizar essas ações, nem como foi ou será feita a distribuição de responsabilidades entre cada uma das companhias, uma vez que possuem impactos e tamanhos distintos.

Até agora, poucas empresas haviam divulgado diretrizes específicas para o contexto eleitoral deste ano — por exemplo, a Meta começou a rotular deepfakes em suas redes.

Via AI Election Acord (em inglês)



Fonte: https://nucleo.jor.br/curtas/2024-02-19-acordo-techs-inteligencia-artificial-eleicoes/
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://zerohoranoticias.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp