30/10/2023 às 09h33min - Atualizada em 30/10/2023 às 09h33min

O crescimento da cirurgia bariátrica no Brasil: Um olhar sobre as tendências dos últimos anos.

Mariane Antunes dos Santos

Mariane Antunes dos Santos

Mariane Antunes dos Santos, 28 anos, Nutricionista. Fundadora da CLEN em Goiânia/GO.

Mariane Antunes dos Santos
Nos últimos dois anos, o Brasil tem testemunhado um notável aumento na procura por cirurgias bariátricas. Esse crescimento constante tem despertado preocupações, mas também abre espaço para uma discussão importante sobre saúde, qualidade de vida e abordagens para o controle do peso.

O aumento na procura por cirurgia bariátrica pode ser atribuído a vários fatores, incluindo a crescente conscientização sobre a obesidade como um problema de saúde crônico, mas por outro lado, tem-se buscado pelo falso achismo de que “A bariátrica será a solução mais rápida para a Obesidade e pelas doenças por ela acometidas.” As pessoas estão buscando soluções mais eficazes para o controle de peso, especialmente após tentativas frustradas com dietas, que em sua maioria são mau estruturadas. Por outro lado, existe um público que é realmente beneficiado com a escolha da cirurgia, e a mesma tem se tornado mais acessível e segura nos últimos anos. 

Benefícios e Riscos
É importante notar que a cirurgia bariátrica não é uma solução milagrosa para a obesidade. Ela traz benefícios significativos, como perda de peso substancial e melhoria das condições relacionadas à obesidade, como diabetes tipo 2, esteatose hepática, dislipidemia e hipertensão. No entanto, também envolve riscos e requer um comprometimento com mudanças no estilo de vida, esta é a chave. A decisão de passar por essa cirurgia deve ser cuidadosamente ponderada, considerando os prós e contras.

Em meio a esse aumento na procura, é fundamental lembrar que a cirurgia bariátrica deve ser parte de uma abordagem multidisciplinar e multifatorial. A orientação de um profissional de saúde, como um Nutricionista, Psicólogo e Cirurgião do Aparelho Digestivo é crucial para o sucesso a longo prazo. 
A reeducação alimentar e a prática regular de atividade física continuam sendo peças-chave do quebra-cabeça para uma vida saudável após a cirurgia.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a obesidade é um dos problemas mais graves de saúde que enfrentamos, a estimativa é que em 2025 2,3 bilhões de adultos ao redor do mundo estejam acima do peso, sendo 700 milhões de indivíduos com obesidade, isto é, com um índice de massa corporal (IMC) acima de 30. 

No entanto, a decisão de passar por essa cirurgia deve ser informada e bem ponderada. A colaboração entre pacientes, médicos, nutricionistas e outros profissionais de saúde é essencial para garantir o sucesso a longo prazo. A cirurgia bariátrica é uma ferramenta poderosa, mas a jornada para uma vida mais saudável continua além da sala de cirurgia.
Tags »
Leia Também »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://zerohoranoticias.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp